«A informação é uma guerra, uma guerra entre modelos sociais. Entre os defensores de um mundo desigual, injusto, governado por depravados e autênticos terroristas que impõem a sangue e fogo um modelo económico que condena à morte milhares de pessoas em todo o mundo, e aqueles que decidem estar ao serviço dos grupos, movimentos, intelectuais e outros lutadores, que todos os dias arriscam a vida a defender outro modelo de mundo possível.»
Pascual Serrano - José Daniel Fierro

REFORMAS E BAIXAS MÉDICAS EM PORTUGAL - escândalos!

__

COMER E CALAR! - até quando?


___________________________

quinta-feira, agosto 31, 2006

Ainda bem que no futebol há paz

disse um cego, surdo-mudo... a um mouco!

...e a luta (reaccionária) continua!


TIMOR, 30.08.2006

O Reinado (sem a conivência das forças australianas?) e muitos outros, fugiram da prisão.

Disseram as notícias.

Nada que me espante.

Agora, o silêncio de Reinado (conhecido por major Alfredo Reinado*) está mais garantido.

Coisa que interessa sobremaneira aos "australianos" que o poderão reutilizar, sem reciclagem?

Se fosse má língua diria que sim...

Dizem que durante a prisão do Reinado não se ouviam galos, mas adivinhavam-se "vozes" lúgrebes de cães, de pedras, de setas, de mais uma casa a arder... e do cheiro do mêdo, ainda que contido, do povo martirizado.

Era o prenúncio de mau agoiro.

Os ultras "australianos" têm, de novo, mais um velho peão de brega à mão para ajudar a desferir novo golpe - não ao ex-primeiro ministro Alkatiri (que já foi de vela!) .
Mas, desta vez, contra os antigos aliados, moderados, "b(x)ananas"**

Apetecía-me dizer que é bem feito.

Mas não digo.

Porque me sinto triste de mais...

------------
* Ver neste blog os posts de 3 e 25 de Julho último.
** fruta que deixei de consumir hà uns tempos... por me causar azia.

terça-feira, agosto 29, 2006

Tenham Vergonha, "Senhores"!




Vivemos num mundo miserável onde interesses mesquinhos e a ganância se sobrepôem aos interesses básicos do homem comum (do povo).


Não se entende que os Estados Unidos e os seus aliados não intercedam, decididamente, para derrubar ditaduras onde os valores e a dignidade humanas são espezinhados segundo a segundo, como é o caso do maior país de Àfrica, o Sudão.

Os Estados Unidos e seus aliados (que tão céleres têm sido a invadir, despudoradamente, países ditos não democráticos mas longe de serem causadores e incentivadores de um dos maiores genocídios da História) deveriam envergonhar-se pela sua passividade em relação a Darfur.

Cerca de 400 000 mil Pessoas já foram assassinadas; Cerca de 3,5 milhões de Pessoas não têm que comer; Cerca 2,5 milhões de Pessoas foram deslocadas devido ao terror que graça em Darfur. Estes são os números apresentados em relatórios pelos "World Food Program", "United Nations" e "Coalition for International Justice".

............
" ...As milícias racistas governamentais, conhecidas como Janjaweed, adorariam continuar a matar e devastar, no entanto, os povoados negros já foram todos queimados, e todas as mulheres negras já foram estupradas .O primeiro genocídio do século 21 transcorreu sem transtornos, e os genocidas venceram." escreveu Johann Hari do "Independent"-“Folha de São Paulo”-08/10/2005.




segunda-feira, agosto 28, 2006

Vozes contra o genocídio em Darfur




http://savedarfur.org/home

domingo, agosto 27, 2006

Estados Unidos. E esta... hein?



Professor castigado por ter bandeiras de outros paises na sua sala de aulas (Geografia).
Ver em:
http://www.denverpost.com/news/ci_4228017

TRADUÇÃO: agradece-se!

sexta-feira, agosto 25, 2006

Clique aqui

quinta-feira, agosto 24, 2006

Uma sugestão....



Agora que a ciência "materialista" nos revela que a democracia serve também para decidir que Plutão não é um planeta sugiro a visita à nova televisão sobre Espiritismo

domingo, agosto 20, 2006

Até já!


JÁ VOLTO!

Israel I

"Quando hoje alguns falam de Israel como uma ilha de democracia num mar de árabes radicais, esquecem convenientemente que o Estado judaico é tão ou mais fundamentalista que muitos Estados árabes; é um Estado segregacionista e a separação de Estado e religião não é assim tão evidente - Israel foi fundado com base num direito divino, pelo que a religião está na sua génese e orienta e inspira as suas políticas. Israel permanece tão fechado em si mesmo como os países islâmicos, encontrando as mesmas justificações para os seus actos, arrancadas à raíz do tempo e, deturpadamente, aos textos sagrados - tal como fazem os islamitas." (continua)
Rui Semblano (blog a sombra, c/ a devida vénia)

sábado, agosto 19, 2006

A Austrália no Chile,como em Timor (de Alkatiri?)


Chile:
Propietario cierra mina de cobre
viernes, 18 agosto 2006

Una huelga en la mina de cobre más grande del mundo en Chile, llevó al propietario a suspender operaciones y romper negociaciones con trabajadores sindicalizados.
El gigante australiano de la minería BHP Billiton dio a conocer el cierre de operaciones en La Escondida, debido a que los trabajadores en paro han bloqueado el acceso a las vías que conducen a la mina, lo cual pone en peligro la salud y la seguridad de otros trabajadores.
Los mineros iniciaron el paro el 7 de agosto.
Ellos exigían inicialmente el 13% de aumento salarial y un bono de 30 mil dólares, citando el masivo incremento en los precios mundiales del cobre, pero redujeron sus demandas a un 10%, el miercoles pasado.
BHP Billiton está ofreciendo sólo un 3% de aumento salarial y 16 mil dólares de bono.
Las ganancias netas de la empresa en la mina alcanzaron casi 3 mil millones de dólares en el primer semestre de este año.
http://www.voanews.com/spanish/2006-08-18-voa3.cfm

a fome, a sida , enfim...

Malnutrition is a bad enough problem as it is, in some parts of the world. And experts say it makes fighting AIDS harder

Garcia Lorca e os "democratas"


Depois de ter residido nos E.U. e Cuba, de cujas sociedades não gostou, Lorca retorna para a Andaluzia, na esperança de encontrar um refúgio. E aí cria um grupo de Teatro chamado La Barraca. Não oculta as suas ideias socialistas.

Por isso, tem sua prisão determinada por um deputado católico, sob o argumento (que se tornou célebre) de que ele seria "mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver".

Assim, no dia 19 de agosto de 1936, em Víznar (Granada) - faz hoje 70 anos - o grande Poeta é executado com um tiro na nuca, e seu corpo é jogado numa vala, na Serra Nevada.

Llanto por Ignacio Sanches Mejías*
"Un ataúd con ruedas es su cama
a las cinco de la tarde.
Huesos y flautas suenan en su oído
a las cinco de la tarde.
El toro ya mugía por su frente
a las cinco de la tarde.
El cuarto se irisaba de agonía
a las cinco de la tarde.
A lo lejos ya viene la gangrena
a las cinco de la tarde.
Trompa de lirio por las verdes ingles
a las cinco de la tarde.
Las heridas quemaban como soles
a las cinco de la tarde,
y el gentío rompía las ventanas
a las cinco de la tarde.
A las cinco de la tarde.
¡Ay qué terribles cinco de la tarde!
¡Eran las cinco en todos los relojes!
¡Eran las cinco en sombras de la tarde!"
( Do poema "La Cogida y la Muerte", em "Llanto por Ignacio Sánches Mejías")

*Toureiro, amigo íntimo, que o poeta viu morrer na arena.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Liberdade ou morte


O Índio Satanta e a Liberdade do seu Povo (Kiowa-USA 1820-1878):

"Todo el territorio del sur del Arkansas River pertenece a los kiowas y a los comanches y yo no quiero regalar nada de él. Amo la tierra y los búfalos y quiero conservar todo ello, yo no quiero ninguna casa de medicina (iglesia) ni ninguna escuela en nuestro territorio. Quiero ver crecer a los niños como crecí yo. He oído que queréis llevamos a una reserva en las montañas, yo no quiero quedarme quieto en un sitio. Quiero seguir vagando como hasta ahora por la pradera. Ya que así soy libre y feliz. Si tenemos que vivir en casas, entonces nos volveremos pálidos y moriremos. Este territorio perteneció, desde hace mucho tiempo, a nuestros padres; pero cuando cabalgo río arriba, veo los campamentos de los soldados en sus orillas. Talan nuestros árboles, matan nuestros búfalos. Cuando lo veo, siento como si se me rompiera el corazón".

Porém, Satanta, depois de velho, claudicou. Como tantos outros colonizados claudicaram. Só que, dos índios norte-americanos, muitíssimo poucos sobreviveram...

quinta-feira, agosto 17, 2006

E assim nasceu a América


Cristóvão Colombo, ao chegar à América, relatou aos seus patrocinadores a beleza verdejante das terras e a docilidade dos seus habitantes.
Mais do que isso, apercebeu-se que as novas conquistas poderiam resultar não só num novo ponto de difusão do cristianismo, como também ser uma nova fonte de riquezas incálculáveis.
Desenhava-se, assim, o trágico futuro que viria a dizimar os habitantes originais dessas terras.

quarta-feira, agosto 16, 2006

VIDA














Assim nascemos....

V I D A

"Do que a vida é capaz!
A força dum alento verdadeiro!
O que um dedal da seiva faz
A rasgar o seu negro cativeiro!
Ser!

Parece uma renúncia que ali vai
E é um carvalho a nascer
Da bolota que cai!"

Miguel Torga, in Diário II

terça-feira, agosto 15, 2006

" تعديل "

A "Justiça" (residente no sul do Líbano), vista por uma jovem libanesa, nestes dias conturbados.


http://meiroun.blogspot.com/2006/06/blog-post.html
Comentário de um amigo:
حلوة... مغيرة أسلوبك هون بحس ، صح؟؟هلأ السؤال انو منأقلم حالنا مع هالتعديل أو منضل نقول انو مش مظبوط؟
...porque os libaneses também são pessoas.

O Povo, o Sudão e o petróleo

Em Março de 2004, Darfur, região no Sudão ocidental, foi descrito por Mukesh Kapila, na altura Coordenador Humanitário da ONU, como “a maior crise humanitária do mundo”.
O testemunho supracitado dá eco à voz de centenas de outras mulheres, em testemunhos recolhidos pela Amnistia Internacional, por outras organizações de direitos humanos, missões de investigação da ONU e jornalistas independentes. Todos eles descrevem um padrão de ataques sistemáticos e ilegais sobre os civis no Norte, Oeste e Sul do Estado de Darfur (a Convenção de Geneva de 1949 proíbe ataques a civis), cometidos pela milícia geralmente referida como “Janjawid” (homens armados, a cavalo) ou “Milícia Árabe” e pelo exército do Governo. Estes ataques massiços são a resposta do Governo sudanês à revolta de dois grupos políticos armados na região ("onde os lucros do petróleo serão cegamente disputados - e de onde os USA e a China, não saem inocentes") .
...
As mulheres que ficaram grávidas como resultado de violação sofreram maiores abusos dos seus direitos, numa sociedade onde a violação sexual é considerada um tabu e uma vergonha para os sobreviventes, e as que crianças são geradas em consequência são consideradas como “crianças do inimigo”, como “crianças Janjawid”. As sobreviventes e os seus filhos são marginalizados pela sua comunidade e as mulheres casadas são geralmente rejeitadas pelos maridos.
http://www.cidm.pt/sudao/index.html

Em itálico: comentários meus.


domingo, agosto 13, 2006

SYRIANA

São os cidadão Americanos conscientes que nos têm trazido os melhores filmes sobre a sua própria política externa e sobre o mundo que nos dói.
"Syriana" é um filme a não perder porque alguém o fez e não foi para se comerem pipocas.
Os senhores de Bush consideram que o filme é propaganda ao Terrorismo....Porque será?
Cada vez mais o cinema se torna jornalístico. Porque será ?

sábado, agosto 12, 2006

VERÃO (os calores) VII

VERÃO (noites de) VI


ó lua que vais tão alta
redonda com'um tamanco
teu brilho não faz falta
pr'a roubar aquele banco


ó lua que vais tão alta
não fujas do ladrão
nem todo o gato é gata
nestas noites de verão

sexta-feira, agosto 11, 2006

Jornalismo : Arma ?


"O medo do desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo que o cerca levaram o homem a fundar diversos sistemas de crenças, cerimônias e cultos que o ajudam a compreender o significado último de sua própria natureza. Mitos, superstições ou ritos mágicos que as sociedades primitivas teceram em torno de uma existência sobrenatural, inatingível pela razão, equivaleram à crença num ser superior e ao desejo de comunhão com ele, nas primeiras formas de religião..."


Relatos jornalísticos de guerra mencionam cada vez mais a cultura religiosa das partes em conflito.

Em nome de algo que deconheço (mas que gostaria de conhecer) incitam-nos subrepticiamente a acreditar que as mortes têm uma hierarquia no nosso imaginário cultural e que esse hieraquia depende muito do sistema de crenças dos falecidos/vítimas.

Eu pergunto: é importante de facto saber se os mortos acreditavam no Cristianismo, no Judaísmo, no Hinduismo, no Islamismo, etc. ?

(Triste contribuição esta para a Paz Mundial..... )

Perante o HORROR da guerra não seremos todos filhos do mesmo Cosmos/Energia/Universo/Deus/DEUSES/D-us/Amor ?

Cada vez mais acredito que o Terrrorismo e as Guerras são bons negócios para o mercado da informação/publicidade.

ACORDEM Senhores Jornalistas, na era da informação que estamos a viver os Senhores estão a transformar-se em Armas de Guerra ao serviço de alguém.... descubram quem.

Aprendam a amar o próximo dignificando cada vida perdida num conflito que vos faz ter audiências.....

quinta-feira, agosto 10, 2006

VERÃO (quente) V



A notícia sobre os presumíveis atentados contra passageiros de aviões, com escalas em USA e UK, veiculada hoje pela comunicação social de todo o mundo ocidental, não podia ser mais oportuna.

Esta notícia, baseada em provas verdadeiras ou fabricadas, poderá impedir o alastrar da antipatia contra a política israelita, americana e inglesa, em relação à suas posições a favor da continuação da invasão do Líbano.

E não menos discipiendo: Poderá criar menos obstáculos ao desejo confesso de americanos e ingleses - com o "agrément" das Nações Unidas? - atacarem o Irão, dando seguimento às suas guerras de estimação, e ampliando as fabulosas fortunas advindas do armamento e do "desvio" de bens estrangeiros;

É por isso que eu penso que a frase do presidente Bush, hoje aparecida nos noticiários, "Estamos em guerra com os fascistas islâmicos", é bem denunciadora do desejo que havia em que aparecesse mais uma "boa" notícia como esta.

Não olhar a meios para alcançar um fim?

A História o dirá.
.

quarta-feira, agosto 09, 2006

VERÃO (de 1945) IV


6 de Agosto às 08h16 - Segunda Guerra Mundial: Bomba Atómica é lançada pelos EUA na cidade japonesa de Hiroshima, matando mais de 80 000 pessoas.
9 de Agosto às 11h02 - Segunda Guerra Mundial: Bomba Atómica é lançada pelos EUA na
cidade japonesa de Nagasaki, matando mais de 74 000 e ferindo 74 909 pessoas.

veja aqui
.

segunda-feira, agosto 07, 2006

VERÃO III



Enquanto Israel se entretem a matar crianças

os "clips", insensíveis, tomam banho.

domingo, agosto 06, 2006

VERÃO II


Como lavar bem a cabeça depois de um dia de praia?
Veja TUDO AQUI !!!

sábado, agosto 05, 2006

O OVO NO CU DA GALINHA e a insídia



Sábado, 5 de agosto de 2006, actualizado a las 15:17 h.
"EL PAIS"

"La secretaria de Estado norteamericana, Condoleezza Rice, pidió anoche a los cubanos que se quedaran en la isla, en previsión de una posible avalancha migratoria después de que el presidente Fidel Castro cediera el poder a su hermano por enfermedad. Rice ofreció el apoyo de su país “a todos los cubanos que deseen un cambio democrático pacífico”, y les animó a “trabajar desde casa por un cambio positivo. (...)"

Se bem me lembro, os USA nunca mostraram tanto "zelo" pelo "bem estar" das populações de um país estranho (governado por facínoras da extrema direita) como pelo "bem estar" da população cubana.
Porque será?
.......................
imagem: a.s.sarnelli

quinta-feira, agosto 03, 2006

VERÃO



No sossego das férias veja/reveja este vídeo

terça-feira, agosto 01, 2006

O (big) PARAÍSO



Catholic Campaign for Human Development

Espreite AQUI.




Versão em espanhol:
http://www.nccbuscc.org/cchd/povertyusa/spanish
Chegado aqui, clique em "VISITE-POBREZA USA", na coluna da esquerda.
.

Paz, Paix, Friede, Mir, Peace...

clique: AQUI

A inocência é um estado clandestino na ditadura do mundo.

Herberto Helder

.

SENHOR DA GUERRA

É importante vêr este filme....

Felizmente existem filmes e realizadores que nos alertam para a verdadeira dimensão do negócio da guerra.

Tenho pena que o jornalismo televisivo se tenha transformado, também ele, parte desse negócio e se tenha esquecido entretanto da sua missão de revelar as verdades ao mundo.