Marinha Grande 12 de Fevereiro de 2006
Exmo. Senhor
João Paulo Pedrosa
Marinha Grande
Exmo. Senhor:
Antes do mais, as minhas cinceras desculpas pelo tempo precioso que certamente lhe irei tomar.
Assim, permito-me vir à presença de V.Exª. para lhe dar conta dos sentimentos contraditórios, que me invadiram, aquando da leitura das "postagens" que a seguir identifico:
Em 2 de Novembro do ano passado, li, extasiado, o que "postou" no Blog Marinha Grande Que Futuro integrado no texto inicial "os Pelouros";
Já em 11 de Fevereiro (ontém), li, desiludido, o "seu" texto intitulado Comunicado-Convite aparecido no seu Blog Praça Stephens.
O primeiro revela um forte carácter. O carácter traquina de quem não gostou que lhe tivessem roubado o brinquedo. Foi "olho por olho dente por dente". Não foi assumidamente a favor de uma liberdade de expressão qualquer.
Como diria o meu velho amigo abade Araújo, quando foi vítima de insinuações torpes: - "democracia sim, mas devagar!"
Achei bem.
O segundo, que "subscreveu", já é uma "calamidade"... mesmo que revestido de palavras alheias.
Neste, assume-se, sem tibiezas, indubitavelmente pluralista e democrata, como se tivesse necessidade de o provar. Assumidamente defensor da total liberdade de expressão.
Como diria o conhecido Carrajolas quando, no seu tempo, via um qualquer abaixo assinado: "estes gajos pertencem à escumalha comuna, não tarda que vão dentro!"
Achei mal.
Estarei a raciocinar bem?
Esta interrogação leva-me, óbviamente, a dar-lhe o benefício da dúvida, na esperança de o continuar a admirar.
Peço-lhe, pois, encarecidamente - se para tanto me achar merecedor - que me esclareça se há ou não contradição entre as suas duas tomadas de posição, para bem da minha saúde mental, que, como sabe, é muito precária...
Ciente de que não deixará de encontrar - como sempre - uma resposta adequada com vista a não perdermos muitos votos em eventuais eleições, subscrevo-me com toda a admiração e respeito,
Zé Lérias
Anexos: Dois
(Sugiro-lhe, para facilitar, que leia o anexo 2º. em primeiro lugar).
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
ANEXO 2º. :
Do Blog "Praça Stephens" Título: Comunicado Convite ( ver todo o texto em: http://blog.luispedro.org/ ), de Quinta-feira, Fevereiro 09, 2006
"Na próxima 5ª feira, 9 de Fevereiro, pelas 15 horas, um grupo de cidadãos portugueses irá manifestar a sua solidariedade para com os cidadãos dinamarqueses (cartoonistas e não-cartoonistas), na Embaixada da Dinamarca, na Rua Castilho nº 14, em Lisboa.
Convidamos desde já todos os concidadãos a participarem neste acto cívico em nome de uma pedra basilar da nossa existência: a liberdade de expressão. (...)
"(...) Não discutimos o direito de alguém a sentir-se ofendido. Mas consideramos inaceitável que um suposto ofendido se permita ameaçar, agredir e atentar contra a integridade física e o bom nome de quem apenas o ofendeu com palavras e desenhos num meio de comunicação livre.
Não esqueçamos que a sátira - os romanos diziam mesmo "Satura quidem tota nostra est" - é um género particularmente querido a mais de dois milénios de cultura europeia, e que todas as ditaduras começam sempre por censurar os livros "de gosto duvidoso", "má moral", "blasfemos", "ofensivos à moral e aos bons costumes".
Apelamos ainda ao governo da república portuguesa para que se solidarize com um país europeu que partilha connosco um projecto de união que, a par do progresso económico, pretende assegurar aos seus membros, Estados e Cidadãos, a liberdade de expressão e os valores democráticos a que sentimos ter direito.
Pela liberdade de expressão, nos subscrevemos Rui Zink (916919331)Manuel João Ramos (919258585)Luísa Jacobetty..."
João Paulo Pedrosa
publicado por Praça Stephens @ 01:09 "
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
ANEXO 1º.:
Do Blog "Marinha Grande que Futuro":
Título: Os pelouros, de
Quarta-feira, Novembro 02, 2005
PS/Marinha Grande said...
A escumalha comuna tinha que vir cá colocar o seu veneno. O blog deste cavalheiro de cima passa o tempo todo a insultar-me de forma rasteira, mas não me ofende qualquer animal rastejante. Este fulano, que não me conhece de lado nenhum, fica a saber que não tirei nenhum curso nos países de leste à custo dos desgraçados que lá morriam à fome. Estudei em Portugal e fui sempre bolseiro da UTL; alcancei um emprego por concurso público e, depois de sair da câmara, recebi cerca de uma dezena de propostas para gerir serviços desde a CCRcentro, a direcções regionais, seviços desconcentrados, etc, e, talvez aquele que mais lhe dói saber, como todos os invejosos, é que fui convidado para uma distinta função no governo. Mas acontece que, ao contrário dos membros do seu partido que só conseguem arranjar emprego em câmaras quando voces lá estão e depois blindam-nas como se fossem sedes do KGB (e olhe que não são tão poucos como isso), eu não preciso da câmara para viver, apenas me disponibilizei para trabalhar e ajudar o meu concelho e é para me manter fiel a esse compromisso que não aceitei ir para o governo em Lisboa. Mas isso para a clique de oportunistas que vagueiam pelo seu partido e que só comem à ma(M)jedoura das câmaras pcp, isto deve ser muito difícil de compreender.
Já agora, faço-lhe um desafio que v. deve ter coragem de aceitar. Seja para que lugar eu for da administração, a partir de janeiro abrem os concursos publicos de acesso, gostaria muito de me bater consigo, com a sua capacidade e com o seu curriculo
PS - o post anterior tinhas algumas gralhas e para facilitar não fiz a identificação com registo do meu blogue que vai agora, obviamente que o comentário antes do carlitos não é meu e para evitar mais confusões
6:22 PM