Celtas - nossos antepassados primogénitos
Os Celtas na Ibéria - desde a última Idade do Gelo:
Cenas diárias da vida dos Celtas. Clique sobre a imagem abaixo:
A Lusitânia (antes da ocupação romana):
A Península Ibérica e as suas nações em 1297:
Afinal, portugueses e espanhois, têm ou não a mesma orígem?
Numa entrevista para a agência Reuters, Bradley explicou que ele e sua equipe propunham uma origem muito mais antiga para as comunidades da costa do Atlântico: pelo menos 6000 anos atrás, ou até antes disso. Os grupos migratórios teriam saído de áreas em torno do que são hoje Espanha e Portugal em fins da Idade do Gelo.
O geneticista Bryan Sykes confirma esta teoria no seu livro "Blood of the Isles" (2006), a partir de um estudo efectuado em 2006 pela equipe de geneticistas da Universidade de Oxford. O estudo analisou amostras de DNA de 10.000 voluntários [1] do Reino Unido e Irlanda, e Sykes chegou à conclusão de que os celtas que habitaram estas terras, escoceses, galeses e irlandeses, eram descendentes dos celtas da Península Ibérica, que migraram para as ilhas Britânicas e Irlanda entre 4.000 e 5.000 a.c. [2]. Outro geneticista da Universidade de Oxford, Stephen Oppenheimer, corrobora com esta teoria no seu livro "The Origins of the British" (2006). Estes estudos levaram também à conclusão de que os celtas tiveram origem não na Europa Central mas entre o povo que se refugiou, da última Idade do Gelo, na Península Ibérica.
Etiquetas: Os celtas - portugueses - espanhois
2 Comments:
Hola zé-lérias !
Ya quisiera yo que me hubieran enseñado a estudiar los Celtas, en un resumen tan ameno e interesante, como el que has hecho tú. :)
Que sí, que nuestros tatatatararaabuelos eran hermanos y nosotros tambien!
Me ha gustado leerte.:)
¿Sabes ? Me encanta la música celta.
Un gran abraço !
Vivam as nossas raizes imemoriaveis!
Identidade acima de tudo.
Alto á imigração=colonização
Viva Portugal
Enviar um comentário
<< Home